por Robert Valdes - traduzido por HowStuffWorks Brasil
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Introdução
A idéia básica por trás do F-18 Hornet é ter uma avião versátil, que os militares possam reconfigurar para diferentes tipos de missões. Ao ajustá-lo e equipá-lo com diferentes componentes, é possível especializá-lo para a tarefas diversas.Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos F/A-18s inclinam-se em formação |
A missão
O F-18 é projetado para operar de duas maneiras diferentes:- como um avião caça: aeronave desenvolvida para travar batalhas com aviões inimigos. Os caças precisam ser muito rápidos, relativamente leves e altamente manobráveis, para que possam ser páreo para o inimigo e esquivar-se de contra-ataques. Eles carregam armas ar-ar, como mísseis sidewinder guiados por calor;
- como um avião de ataque: aeronave projetada para atacar alvos terrestres. Aviões de ataque voam baixo e destroem alvos individuais com mais eficácia (como tanques), diferentemente de um bombardeiro que ataca alvos de maior área a partir de grandes altitudes. Aviões de ataque tendem a ser mais pesados que os caças, pela grande variedade de bombas que precisam carregar.
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Um F/A-18 pousado no convés de um porta aviões no Golfo Pérsico |
O maior segredo da adaptabilidade do F-18 é seu alto padrão de desempenho. Como veremos na próxima seção, sua engenharia impressionante torna-o um oponente muito mais versátil que a maioria das outras aeronaves.
- F/A-18A - um confiável caça de ataque monoposto;
- F/A-18B - uma versão biposto do modelo A, permitindo a presença de um oficial de armas;
- F/A-18C - esta versão é especializada em ataques noturnos;
- F/A-18D - biposto para ataque noturno;
- F/A-18E - o Super Hornet: o derradeiro caça-bombardeiro;
- F/A-18F - o Super Hornet: caça-bombardeiro biposto.
Sob o capô
Os Hornets são como qualquer outro avião a jato. Eles usam poderosos motores a turbina para criar propulsão e duas grandes asas para criar sustentação. Estabilizadores de cauda mantém o avião estável, enquanto o leme permite mudar de direção. O piloto usa o freio aéreo para diminuir a velocidade.Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Um F/A-18 pode atingir a velocidade de Mach 1.7 e voar a uma altitude de até 36.089 pés |
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Os Blue Angels passam em vôo rápido em um show aéreo |
No interior da cabine
A cabine de um F/A-18 está carregada com aparelhagem avançada. Esses equipamentos, em conjunto com o software de aviônica, dão ao piloto tudo que ele precisa para estar no controle, mesmo nas situações mais complicadas. A interface para essas funções está disposta de maneira a permitire que sejam operadas de uma maneira muito fácil. Algumas dessas funções incluem:- NAVFLIR
- casulo de radar infravermelho Hughes ATFLIR
- raster heads-up display (HUD)
- óculos para visão noturna
- iluminação especial na cabine para uso com visão noturna
- mapa colorido digital móvel
- display independente para múltiplos fins
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Os computadores do Hornet são projetados para serem fáceis de operar. Eles assistem os aviadores ao manejarem muitas das funções do F/A-18, liberando o piloto para concentrar-se na sua missão. |
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Quando foi desenvolvido em 1976, o F/A-18 Hornet tornou-se o primeiro caça de combate "digital" |
O Raster heads-up display (HUD) agrega todos esses elementos, assim como muitas outras condições específicas de vôo, em localização conveniente para que o piloto possa vê-los.
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa Norte-americano A cabine do F-18 coloca todos os controles dessa poderosa máquina de guerra á disposição completa do piloto |
Esse software, denominado sistema digital de controle de vôo control-by-wire, atua como um co-piloto digital no Hornet. As vantagens desse sistema são as excelentes condições de manejo e capacidade de manobra assistidas por computador. Isso facilita ao piloto concentrar-se quando estiver operando um sistema de armas durante a missão.
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Um aviador naval treina em um simulador de vôo do F/A-18. O F/A-18 é conhecido por ser relativamente fácil de pilotar. |
Armamento
Uma das mais poderosas qualidades do F/A-18 é a de carregar tipos diferentes de artilharia para a batalha. Este guia explica as possibilidades de armamento.Imagem cedida pela Agência de Engenharia Civil da Força Aérea
Para maiores informações, clique em cada peça de artilharia
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Técnicos trabalham em um canhão M61 Vulcan |
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos
Um Hornet aguarda para ser carregado com armamento
O Super Hornet
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos Um Super Hornet atacando |
- 1,3 metros (4,2 pés) mais longo que os Hornets anteriores;
- 25% mais área de asa;
- 33% mais combustível interno;
- 35% mais propulsão fornecida pelos motores F414-GE-400;
- 41% mais alcance de vôo em missão;
- 50% mais resistência;
- dois cabides adicionais de armas, para carregar munição extra;
- flexibilidade ampliada para artilharia combinada ar-ar e/ou ar-terra;
- conjunto complementar de armas "inteligentes", como Joint Direct Attack Munition(JDAM) e Joint Stand-off Weaponry (JSOW);
- capacidade de carga aumentada: 8.032 kg (17.750 libras) de carga externa;
- dois cabides adicionais na ponta da asa;
- quatro compartimentos internos na asa para tanques extras de combustível ou armas ar-terra;
- dois cabides de fuselagem na nacele para carregar casulos com sensores;
- unidade de radar ar-ar para qualquer condição atmosférica e um sistema de controle para disparo preciso de armas teleguiadas;
- um cabide central para carregar combustível extra ou armamento ar-terra;
- atualizações na cabine: uma tela de controle sensível ao toque, display frontal de controle; um display colorido maior, de cristal líquido para múltiplos propósitos; um novo mostrador de combustível do motor.
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos
Super Hornets em formação
As origens do Hornet
No final dos anos 70, o Congresso deu permissão à Marinha norte-americana para desenvolver um novo tipo de caça de combate que incorporasse a última tecnologia disponível. De olho no orçamento, o Congresso delimitou que a nova aeronave teria que ser baseada no projeto do F-16 (em inglês) ou do F-17 (em inglês).Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos O piloto de um Hornet aguarda para decolar |
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Em 1976, um projeto desbancou todos os outros e foi oficialmente denominado F/A-18. Em 1983 o F/A-18 já estava completamente integrado ao poderio aéreo da Marinha.
A Boeing, McDonnell Douglas Aerospace (em inglês) e Northrop Grumman trabalharam juntas para criar a carcaça do avião (a estrutura que inclui as superfícies de controle de vôo, a fuselagem, asas e assim por diante). A General Electric (em inglês) (uma empresa responsável por produzir de tudo, desde lâmpadas a máquinas de lavar pratos) projetou os motores. Communications contractor Hughes (em inglês) forneceu o equipamento de radar.
Fonte:uol
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