Introdução
No cenário de mudança global do século XXI, as forças armadas internacionais têm que modificar seus armamentos para combater uma nova leva de inimigos. Historicamente, os navios de guerra eram fortalezas flutuantes e maciças, projetadas para enfrentar navios inimigos em mar aberto ou bombardear o litoral do inimigo a quilômetros da terra. Atualmente, a ameaça de uma luta em um estilo mais guerrilha tem forçado as nações a desenvolver navios mais rápidos e flexíveis.Foto cedida pela Marinha Norte-Americana FSF-1 Sea Fighter |
Neste artigo, daremos uma olhada neste novo navio de guerra revolucionário e nas tecnologias que podem alterar para sempre a guerra no mar.
Um novo projeto para uma nova missão
O Sea Fighter é um catamarã de alumínio projetado para operar de forma eficaz em águas litorâneas ou costeiras. Ele pode manobrar em águas tão rasas quanto 3 m de profundidade. O número de casco do FSF-1 significa "Fast Sea Frame" (estrutura marítima veloz) e é a primeira embarcação da marinha americana a ser do tipo catamarã (bote de quilha dupla). A embarcação experimental será usada para testar desempenho hidrodinâmico, desempenho estrutural, comportamento estrutural, flexibilidade em missão e eficiência do sistema de propulsão de navios de alta velocidade.Foto cedida pela Marinha Norte-Americana Uma rampa com múltiplas finalidades na popa permitirá que o Sea Fighter lance e recupere veículos de superfície e parcialmente submersos, tripulados e não-tripulados, até o tamanho de um barco inflável de casco rígido |
Uma rampa com múltiplas finalidades na popa permitirá que o Sea Fighter lance e recupere veículos de superfície e parcialmente submersos tripulados e não-tripulados até o tamanho de um barco inflável de casco rígido (Rigid Hull Inflatable Boat - RHIB) de 11 metros. A partir do seu convés de vôo, o Sea Fighter pode operar enquanto ampara dois helicópteros H-60 ou a decolagem vertical e aterrissagem tática de veículos aéreos não-tripulados (VTUAV) por vez.
Foto cedida pela Marinha Norte-Americana Em seu convés de vôo, o Sea Fighter poderá apoiar operações 24 horas por dia para até dois helicópteros H-60 ou dois VTUAVs |
O carro esportivo dos mares
Comparado aos navios de guerra maiores e convencionais, o Sea Fighter é mais rápido e mais ágil. Seu desempenho já foi comparado ao de um carro esportivo. O Sea Fighter pode atingir uma velocidade máxima de 50 nós (92,6 km/h) com carga útil total, e é projetado para atingir uma velocidade de 40 nós (74 km/h) em mares turbulentos com ondas de até 2 m de altura.Foto cedida pela Marinha Norte-Americana O Sea Fighter em construção no Nichols Bros. Boat Builders no estado de Washington |
Foto cedida pela Marinha Norte-Americana Túnel de propulsores em construção |
Foto cedida pela Marinha Norte-Americana Abrigo para dois dos quatro propulsores em construção |
- Comprimento: 79,8 metros
- Largura: 22 metros
- Peso: 950 toneladas
- Motores: 2 turbinas a gás GE LM2500; 2 motores de propulsão a diesel MTU 16V 595 TE90; 4 propulsores Rolls-Royce Kamewa 125SII
- Tripulação: 26
- Velocidade máxima: 50 nós (57,5 m/h, 92,6 km/h)
- Custo do navio experimental: US$ 80 milhões
A tripulação
As mudanças para a tripulação são quase tão revolucionárias quanto o projeto do navio. O pequeno Sea Fighter requer uma tripulação de apenas 26 marinheiros (16 da Marinha e 10 da Guarda Costeira). A tripulação é formada de cinco oficiais e um corpo de 21 alistados. Com uma tripulação tão pequena, cada membro precisa ter muito conhecimento do navio e equilibrar múltiplas funções.Foto cedida pela Marinha Norte-Americana O Sea Fighter é um navio pequeno que permite grande flexibilidade de missão |
A mistura de tripulação da Marinha e da Guarda Costeira também nos fornece um apanhado de conhecimentos específicos que podem ser usados em diversas missões.
"Creio que a Marinha fornece sua vasta experiência em operar em um ambiente de Departamento de Defesa", diz o Especialista Chefe de Operações da Guarda Costeira John Leary. "E a Guarda Costeira trará sua autoridade internacional de abordagem sem paralelo que temos para atividades internacionais. Além disso, temos mais experiência em tripular navios com tripulações menores".
Dentro do navio, a tripulação dorme em cabines para três homens cada, uma diferença significativa dos grandes compartimentos comunais na maioria das embarcações navais. O navio também pode ser configurado para acomodar uma tripulação de homens e mulheres.
Enquanto o Sea Fighter é um veículo de teste, elementos dele serão usados em outros navios da Marinha e da Guarda Costeira, como o Navio de Combate Litoral (em inglês) e o projeto do Deepwatwer (em inglês) da Guarda Costeira.
por Kevin Bonsor - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Fonte:uol
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